Ópera Pascha Aeternam - Wikipedia
Ópera Pascha Aeternam
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Pascha Aeternam é uma ópera que retrata a Paixão de Cristo, desde a sua entrada triunfal em Jerusalém até a sua ressureição.
Com libretto em Latim e Português escrito por Samuel Quinto, FRSA [1] e André Lamas Leite [2] é baseada na Sinfonia nº1 em Lá Bemol Maior em 4 movimentos, e teve sua estreia no Teatro Municipal Dix-Huit Rosado [3] no Rio Grande do Norte.
Índice
[esconder]Adaptação[editar | editar código-fonte]
A Sinfonia nº1 em Lá Bemol Maior, foi composta para orquestra sinfônica clássica, coro e solistas,[4] composta em 2011 porSamuel Quinto em 4 movimentosː Vivo, Moderato, Grande Valsa e Vivace. Da necessidade de apresentar em formato de ópera surgiu então o libretto com texto a princípio somente em Latim, porém após pesquisas Samuel Quinto notou em várias composições cantadas, em especial a ópera, que tais textos eram frequentemente elaborados em dois idiomas, que eram a língua nativa do compositor e uma língua clássica, optando Samuel Quinto e André Lamas Leite pelo Latim.
Movimentos[editar | editar código-fonte]
- Vivo - o primeiro movimento é constituido por 5 atos, cuja estrutura dá-se de forma fluente e rápida possibilitando a criação de cenas movimentadas, cheias de uma expectativa vívida. Seus pontos máximos se dão no solo de piano, o qual, a partir de amplos recursos técnicos, impõe um ritmo frenético e alucinante a ópera, e ao fim do quarto e quinto ato, os quais usam de expressões polifônicas, líricas e acordes diminutos.
- Moderato - constituído por um ato único. Inspirado no Requiem de Mozart, este é uma marcha fúnebre. Nele, percebe-se a atenuação no rítmo da sinfonia, pontuando-a com melodias em tonalidade menor de anunciação a partir do uso de trompas e explorando a fluência melódica com as cordas, permitindo assim, vínculo com o Ballet, o qual fundamenta-se numa dança contemporânea desconstruída, intensificando a densa atmosfera circundante. O seu ponto máximo se dá na crucificação e morte de Jesus, na qual há o fechamento do movimento com a modulação para tonalidade maior, expressando a quebra de um grand finale sombrio incitando votos de esperança aos cristãos.
- Grande Valsa - o terceiro movimento é constituído por 5 atos, influenciado por Tchaikovsky e Brahms. Este movimento é visto como uma rapsódia vienense polirrítmica, pois possui orquestração, apesar de complexa, leve e brilhante. O ponto máximo deste movimento não se concentra num único ato, mas na flutuação interacional entre orquestra e solistas bem como na encenação, pois a partir da introdução de acordes suaves e dançantes ao piano, há inserção de ballet clássico complementando o intuito de renovar as esperanças dos fiéis, em virtude do anúncio que Cristo ressuscitado está.
- Vivace - este movimento é constituido por 2 atos. Nota-se a influência britânica, bem como o jogo criado pelas cordas e os instrumentos de sopro, especialmente as madeiras, e também a dinâmica entre os naipes do coro. O primeiro ato é uma convocação aim de proclamar o evangelho. No segundo ato, percebe-se veementemente a influência de Haendel; o seu início dá-se com o coro a capella em cânone, apoiado principalmente no agudo dos sopranos, promovendo a exaltação do Messias em virtude do seu triunfo sobre a morte.
Cenas[editar | editar código-fonte]
Primeiro Movimento[editar | editar código-fonte]
- Ato - Entrada triunfal de Jesus em Jerusalém
- Ato - Expulsão dos vendedores do templo
- Ato - Traição de Judas e prisão de Jesus
- Ato - Negação do apóstolo Pedro
- Ato - Multidão pede a libertação de Barrabás
Segundo Movimento[editar | editar código-fonte]
- Ato único - Via Crucis
Terceiro Movimento[editar | editar código-fonte]
- Ato - A descoberta de Marta e Maria
- Ato - A dúvida de Tomé
- Ato - Confirmação de Pedro e João
- Ato - Aparição de Jesus
- Ato - Ascenção de Jesus
Quarto Movimento[editar | editar código-fonte]
- Ato - Júbilo em Jerusalém
- Ato - Aleluia
Libretto[editar | editar código-fonte]
Primeiro Movimento[editar | editar código-fonte]
Multidão - Bendito que vem em nome do Senhor, bendito que vem em nome do Senhor. Hosana ao rei Jesus.
Jesus - Auferte ista inc, auferte ista inc - Traduçãoː Tirem isto daqui.
Judas - Salve Mestre, salve Mestre.
Jesus - Meu amigo para que vieste? Meu amigo para que vieste? Meu amigo para que vieste aqui?
Soldados - Levem-noǃ
Pedro - Não o conheço, não o conheço, quia nescio hominem isto quem dicitis - Traduçãoː Eu não conheço este homem de quem vocês falam.
Multidão - Barrabás, Barrabás, dimite nobis Barrabás - Traduçãoː Libertem-nos Barrabás.
Segundo Movimento[editar | editar código-fonte]
Coro - Cada passo é sofrimento mas em ti há redenção. Cada passo é sofrimento mas em ti há redenção.
Jesus - Pai amado é tanta dorǃ
Coro - Eis o cálice oh Salvador. Dor, dor, dor, Salvador, Salvador, Salvador.
Jesus - Pai amado é tanta dorǃ
Coro - Calvaria proximum est, calvaria proximum est, calvaria proximum est. In cruces salus et caritas - Traduçãoː O calvário está próximo. Na cruz há salvação e amor.
Coro - Jesus Nazareno, rei dos judeus. Jesus Nazareno, rei dos judeus. Jesus Nazareno, rei dos judeus. Crucificai-o, crucificai-o, crucificai o rei dos judeus.
Jesus - Pai amado é tanta dorǃ
Coro - Eis o cálice oh Salvador.
Coro - Calvaria proximum est, calvaria proximum est, calvaria proximum est. In cruces salus et caritas.
Jesus - Pai em tuas mãos entrego o meu espírito, entrego o meu espírito.
Coro - Consumatum est, consumatum est, comsumantum est. - Traduçãoː Consumado está.
Coro - Jubilosa graça do Paiǃ
Terceiro Movimento[editar | editar código-fonte]
Marta e Maria - Christus resurexit est, Christus resurexit est. - Traduçãoː Cristo ressuscitou.
Marta e Maria - A pedra rolou, restaram as vestes, um anjo anunciou, ressuscitou o Salvador. Salvator resurexit. Resurexit Iesu. Consumaretur Scriptura. - Traduçãoː Salvador ressureto. Jesus ressureto. Cumpridas estão as Escrituras.
Tomé - Ego non credam, eu não creio, eu não creio. - Traduçãoː Eu não creio.
Discípulos, Marta e Maria - A pedra rolou, restaram as vestes, um anjo anunciou, ressuscitou o Salvador. Salvator resurexit. Resurexit Iesu. Consumaretur Scriptura. - Traduçãoː Salvador ressureto. Jesus ressureto. Cumpridas estão as Escrituras.
Jesus - Eis pax vobis. Eis pax vobis. Infer digitum huc et vide manus meas et adfer manum tuam et mitte in latus meum. Noli esse incredulus sed fidelis. - Traduçãoː Paz seja convosco. Paz seja convosco. Põe o teu dedo aqui e olha as minhas mãos, traze a tua mão e coloque-a em meu lado. Não sejas incrédulo mas crente.
Multidão - Christus resurexit est, Christus resurexit est. - Traduçãoː Cristo ressuscitou.
Quarto Movimento[editar | editar código-fonte]
Coro - Vinde povos, vive em nós o Salvador. Vinde povos, proclamemos venceu a morte o Rei dos reis. Vinde povos, louvemos o Salvador. Exultemos o nosso Redentor. Venceu a morte o Rei dos reis. Ressuscitou o Salvador. Ressuscitou o Salvador. Ressuscitou o Salvador. O Salvador. O Salvador. O Salvador. O Salvador. O Salvador. O Salvador. Ressuscitou o Salvador Jesus.
Coro - Aleluia.
Todo artigo deve ter referências ou fontes para comprovar a informação. Para adicionar uma referência, só adicionar: [1] ou se é para um website ou sítio:
Para ver como seu artigo está antes de publicá-lo, clique no botão Mostrar previsão. Se tudo estiver pronto, clique então em Salvar página ou Gravar página para publicar seu artigo!
Orquestração[editar | editar código-fonte]
- 2 flautas
- 2 oboés
- 2 clarinetes Bb
- 2 fagotes
- 4 trompas
- 3 trompetes
- 2 trombones
- 1 trombone baixo
- tímpanos
- 1 caixa
- cymbals
- 1 harpa
- piano
- Instr.: de Cordas: violinos (primeiros e segundos), violas, violoncelos e contrabaixos
- SATB
Solistas[editar | editar código-fonte]
Tomé - Tenor
Judas - Baixo
Ligações externas[editar | editar código-fonte]
- News, Mogi (2015) - Samuel Quinto promete emocionar a plateia com a obra "Pascha Aeternam" - por Jéssica Almeida, repórter em Mogi News, DAT.
- Linhares, Aline (2013) - De uma beleza essencial - por Aline Linhares
- Jornal O mossoroense (2013) - Coro da Segunda Igreja Batista em Mossoró inova com apresentação de Ópera "Pascha Aeternam" - por redação.
Referências
- ↑ ab Samuel Quinto, Sinfonia n.1 em Lá bemol maior, p. 1, Biblioteca Nacional, RJ, 2011.
- ↑ Leite, André (30/06/2016). «FDUP - Universidade do Porto». Professor Auxiliar da Faculdade de Direito da Universidade do Porto, onde se licenciou em Direito (2000). É Mestre em Ciências Jurídico-Criminais pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (2005). É Doutor em Direito (Ciências Jurídico-Criminais) pela FDUP (2016). FDUP. Consultado em 30/06/2016.
- ↑ de Fato, Jornal. . "Ópera de Samuel Quinto será encenada no Teatro Dix-huit Rosado". Jornal de Fato. Visitado em 19/06/2013.
- ↑ Mogi, O Diário de. . "Evento especial apresenta ópera". O Diário de Mogi. Visitado em 08/05/2015.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
www.samuelquinto.com | All About Jazz — Editor | Royal Society of Arts — UK | PFMC, NFMC — USA/United Nations | International Council for Traditional Music — Unesco/Worldwide | American Council of Piano Performers — USA | Honorary Consul ADMIR | Ambassador NOHE | Fritz Dobbert/Kawai Pianist
Follow me:
Twitter: https://twitter.com/samuelquinto
Instagram: https://instagram.com/samuelquinto134
YouTube: https://www.youtube.com/samuelquinto
Listen To Samuel Quinto On:
About Samuel Quinto:
Samuel Quinto Feitosa, FRSA (born September 5, 1973) is a Brazilian pianist of jazz, pop, gospel, and classical music, as well a conductor, music producer, composer, arranger, educator, and writer who has lived in Portugal since 2004. Quinto grew up in Salvador, where he developed his art mainly on piano. He is a His Excellence Honorary Consul by American Diplomatic Mission of International Relations and Ambassador by Noble Order for Human Excellence.
Maestro, Composer, Pianist, Writer and Educator
Comentários
Postar um comentário