Um dos momentos mais gratificantes nas nossas vidas ocorre quando conseguimos resolver um problema ou uma tarefa difícil em tempo hábil. Mas, fazer tarefas difíceis é complicado e exige um nível de foco aumentado. A neurociência cognitiva nos mostra alguns resultados positivos para manter o foco em tarefas de alto desempenho ou muitas vezes tarefas cotidianas e simples.


1. Abrir espaço (prepare seu material)

Para resolver problemas difíceis, o cérebro precisa de acesso imediato às informações, planos, procedimentos e conhecimentos que usará. Os cientistas cognitivos referem-se a esse conhecimento de tarefa coletiva como um conjunto de tarefas.


2. Minimize a distração e nunca tente fazer multitarefa

Quando fazemos duas ou mais tarefas ao mesmo tempo ou alternando entre elas, nossa eficiência e qualidade de desempenho serão afetadas. Isso acontece em parte porque as tarefas usam recursos cognitivos compartilhados, como a memória de trabalho. Como resultado, eles competirão por esse recurso compartilhado e interferirão uns nos outros.


3. Envolva-se em bons hábitos de resolução de problemas (Autonomia)

Para encontrar uma solução para um problema difícil ou realizar uma tarefa difícil, devemos estruturar o problema ou tarefa de uma forma que nos permita ter sucesso.


4. Utilize seus sentidos para potencializar a produção de neurotransmissores do bem estar.

Por exemplo, ouça sua playlist favorita antes de iniciar a resolução do problema ou da tarefa.

.

.

.

.

#neurociencia #foco #determinação #samuelquinto #professor #neurocientista #neurociense #cognitivescience #music #trabalho

Comentários

Postagens mais visitadas