Ópera Pascha Aeternam - A história


Pascha Aeternam


Breve história

Baseada na Sinfonia n.1 em Lá bemol maior




Capa do libretto by BJ


Em 2011 estava num quarto de hotel esperando dar o horário para ir dar um masterclass pensando: O que fazer enquanto faltam mais de 3 horas para sair?

Tive uma idéia de compor algo que nunca tinha feito. Resolvi fazer um desafio pessoal e compor uma grande valsa para orquestra sinfônica.

E foi assim que tudo começou. Escrevi o motivo e depois fui utilizando as técnicas de composição, ampliando a peça até achar que já estava pronta, com introdução, exposição, desenvolvimento, variação, re-exposição e conclusão.

Usei o software Sibelius para compor e logo em seguida ouvir o resultado final. Achei bem interessante a composição e fiquei feliz com minha primeira valsa!

Mas daí eu pensei: Porque não fazer uma variação em tom menor com menos notas e num andamento mais lento? Hum…Acho que vai ficar interessante.

Então ficou pronta a variação menor do motivo inicial, com todas as técnicas utilizadas novamente. Parei um pouco para ouvir a Lacrimosa do Réquiem de Mozart para me inspirar, então voltei para finalizar este movimento.



Finalizado este movimento pensei: Por que não “transformar” tudo em uma Sinfonia em 4 movimentos? Taí…Gostei desta idéia!

Decidi fazer o mesmo que Beethoven havia feito com sua 9ª Sinfonia — Acrescentar vozes.


Mas cantar sobre qual tema? Hum…Seria interessante o movimento lento, que era a variação menor da grande valsa, falar sobre sofrimento e morte pela sua dramaticidade melódica. Achei que ficaria bem retratar então a Via Crucis. A grande valsa poderia então ser sua ressureição!

Convidei o André Lamas Leite, um grande amigo e um exímio escritor para me ajudar nesta tarefa de escrever todo o texto, enquando eu ia compondo os outros dois movimentos restantes, que ele prontamente aceitou.

Sugeri ao André escrevermos em Latim e Português, seguindo o modelo feito por diversos anos nas composições sinfônicas ou não — Uma língua clássica e a língua materna do compositor.

Texto em Português/Latim e tradução



Após muitos jantares e cafés juntos conseguimos concluir a composição da Sinfonia n.1 em Lá Bemol Maior para Coro e Orquestra Sinfônica na cidade do Porto em Portugal.

Entretanto me veio uma nova idéia: Por que não adaptá-la para o Teatro?

Então fiz uma adaptação para a ópera que retratava a Paixão de Cristo, desde Sua entrada em Jerusalém até a sua ressureição.

Tive então o enorme prazer de montar este espetáculo com o Coro da Segunda Igreja Batista em Mossoró — RN em parceria com a Prefeitura. Fizemos uma belíssima apresentação no teatro Dix-Huit Rosado que você pode conferir neste Teaser abaixo.

Usei ballet clássico e moderno também para retratar um contraste — morte e vida de Cristo.



Realmente foi uma das maiores realizações pessoais que já tive, ainda mais contando com tantos amigos e irmãos nesta criação/realização.

Sou muito grato a cada um de vocês que fizeram esta obra sair do papel e se tornar realidade.

Um grande abraço,

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

www.samuelquinto.com | All About Jazz — Editor | Royal Society of Arts — UK | PFMC, NFMC — USA/United Nations | International Council for Traditional Music — Unesco/Worldwide | American Council of Piano Performers — USA | Honorary Consul ADMIR | Ambassador NOHE | Fritz Dobbert/Kawai Pianist

Follow me:
Listen To Samuel Quinto On:
About Samuel Quinto:
Samuel Quinto Feitosa, FRSA (born September 5, 1973) is a Brazilian pianist of jazz, pop, gospel, and classical music, as well a conductor, music producer, composer, arranger, educator, and writer who has lived in Portugal since 2004. Quinto grew up in Salvador, where he developed his art mainly on piano. He is a His Excellence Honorary Consul by American Diplomatic Mission of International Relations and Ambassador by Noble Order for Human Excellence.
Maestro, Composer, Pianist, Writer and Educator


Comentários

Postagens mais visitadas