Inteligência emocional


– Dica do Quinto–
by Samuel Quinto
Inteligência emocional de uma forma simplificada é o simples fato de você conseguir dosar para uma determinada situação a razão e a emoção.

Vou usar o exemplo do intérprete musical em sua performance ao vivo para o entendimento em qualquer área de atuação.

Imagina que você está improvisando no seu instrumento, está conseguindo utilizar suas técnicas previamente estudadas em casa, afinal de contas, improvisar NÃO é criar do nada e testar na hora, improvisar é escolher a melhor técnica (dentre inúmeras treinadas) para aquela fração de segundo.

Você está tão focado na técnica (escalas, acordes, ritmos...) que você esquece um grande fator, transmitir emoção para seus ouvintes. Daí você vai olhar para a platéia e vai notar alguém olhando para o relógio. Hum...mal sinal!

Se as pessoas estão olhando para o relógio durante sua performance isso não é um bom sinal. Isto significa que você está sendo "chato", ou sua performance está desinteressante, ou você não está sabendo transmitir corretamente a emoção desejada e você não quer ser chato.

Por outro lado, quando você sobrevaloriza a emoção você toca notas a mais ou com mais volume, você deixa de ouvir o grupo que está com você, o que cada instrumentista está fazendo, e então acontece o pior, você se torna repetitivo.

Quando você já não está pensando mas sim agindo por impulso, estes impulsos são reflexos do que você costuma fazer sempre e logo as suas ideias musicais vão estar sempre se repetindo.

Neste ponto é que você precisa trabalhar bem a Inteligência emocional. Mas aí você vai me perguntar: Como eu sei se estou mais "emocional" ou "racional"?

Uma ideia bem simples e eficaz é você estar sempre observando a reação das pessoas durante o que você estiver fazendo.

Mas, para se ter uma visão tão apurada assim é preciso ganhar uma certa experiência.

Veja o vídeo abaixo onde explico esta Inteligência Emocional.

Não se esqueça de curtir, comentar e se inscrever!
Click no link abaixo e descubra o que ensino no seminário de improvisação musical:

http://www.improvisaremuitofacil.com.br/
Conheça nossos sites:

www.thesomniumproject.com.br
www.samuelquinto.com
Inscreva-se em nosso canal do YouTube:
www.youtube.com/samuelquinto
Conheça nossa página no Facebook:
www.facebook.com/samuelquintoofficial

Conheça meu livro “Improvisar é muito fácil! Jazz de uma maneira descomplicada”
https://www.chiadoeditora.com/livraria/improvisar-e-muito-facil
Um canal sobre música e desenvolvimento profissional, onde compartilho com você toda a minha trajetória como regente, pianista, produtor, educador, compositor, escritor e conferencista.
Welcome on board!

Comm. Samuel Quinto FRSA
Conductor — Pianist — Educator — Composer — Writer — Producer — Speaker, Fritz Dobbert/Kawai Artist 
www.samuelquinto.com | Royal Society of Arts — UK | All About Jazz — Editor | Executive President Academia de Letras do Brasil, Phi Dr. Hoc. | Pennsylvania Federation of Music Clubs — USA | Consul — American Diplomatic Mission of International Relations | Chiado Publishing — Author “Improvisar é muito fácil! Jazz de uma maneira descomplicada.”

Comentários

Postagens mais visitadas