Harmonia no Jazz - Root & Shell - Improvisação
– Root
& Shell –
Aqui começa a teoria do jazz propriamente dita. Estes dois
elementos vão mudar a sua vida. Mas antes de entrar neste tópico vou te ensinar
uma receita que desenvolvi para conseguir crescer musicalmente, quer seja como
intérprete, compositor ou mesmo como arranjador.
Receita:
Sonho
Organização
Disciplina
Determinação
Criatividade
Falarei sobre cada um deles `a medida em que formos
tratando de técnica, para você entender a importância de ter estes aliados na
sua carreira musical.
Tudo começa com um Sonho e
depois vão se acrescentando os outros
ingredientes. Lembra do tópico anterior, treino leve? Pois bem. Eu utilizei
para este treino 3 ingredientes da nossa receita que foram a organização, disciplina
e determinação. Tenho certeza que isto vai
te ajudar bastante. Foco!
Tem um ditado entre os músicos que diz assim: “Se você ficar
um dia sem pegar no instrumento sua família percebe. Se você ficar 2 dias sem
pegar no instrumento seus amigos percebem. Se você ficar 3 dias, todo mundo
percebe!”
Vamos ao ponto então. Root & Shell o que isto significa isto?
Bom, o termo Root traduzido do inglês quer dizer
raiz, fonte, fundamental. O root vai
ser o que você ouvirá no baixo, ou seja, na sua nota mais grave.
Supondo que você esteja tocando em formato de trio com
baixo(b), piano(p) e bateria(dr - drums), o responsável pelo root é o baixo.
Agora se você estiver tocando guitarra solo por exemplo,
você terá que tocar o root, para que
o público possa entender bem o que você está propondo fazer. Obviamente que
toda a regra tem exceção, mas garanto que vale a pena você utilizar o root enquanto toca a solo num
instrumento harmônico, isto demonstrará a todos os seus ouvintes que você tem
total domínio da linguagem.
Instrumentos melódicos não usarão o root, exceto para se aprender a técnica, que o ajudará a escrever
arranjos, ajudar seus amigos baixistas a construírem suas frases, walking bass, etc. Veja por exemplo o
grande cantor Bobby
McFerrin em duo com Chick Corea, onde ele faz o baixo com a voz enquanto
Corea improvisa sobre o tema “Spain”.
Shell
traduzido do inglês quer dizer concha, que para nós será o cerne da
harmonia, será tudo que é mais importante num acorde, e que é indispensável
ouvir.
O shell poderá
ser tocado por todos os instrumentos e cantores. Vou te ensinar um treinamento
auditivo para acostumar com esta “nova” sonoridade. Vou explicar já a seguir
como funciona o shell para instrumentos melódicos e harmônicos.
Vamos ver agora como funciona isso na prática.
Quando você ouve um acorde de 3 sons(tríade), que é composto
da fundamental (tônica), terça e quinta, você pode notar que a única diferença
entre ambos é a terça. Veja abaixo o exemplo de Dó Maior.
É aqui que entra o Root e Shell.
O root, como você já viu, é a nota mais
grave.
Agora
vamos entender o shell.
Veja que a nota Sol, pertence
tanto ao
acorde maior, quanto ao acorde menor.
Ela é vista no jazz, como a nota que não traz
nenhum colorido especial, sendo portanto
dispensável na maioria das vezes.
Daí você pode perguntar o que
colocaremos no lugar, porque senão teríamos um acorde com duas notas, que
tecnicamente nem é um acorde.
Vou te mostrar como funciona o shell.
No lugar da 5ª vamos colocar a
7ª.
Ou seja, de hoje em diante, todos os seus acordes irão ter 7ªM ou
7ªm.
Regra de ouro – Shell é formado pela 3ª e 7ª do acorde.
Veja os exemplos em C.
Agora
teremos 2 tipos de shell maiores.
Root
& Shell – Root é o
baixo e shell o acorde formado a
partir da 3ª e 7ª do acorde.
A terça e a sétima serão as notas que realmente soarão
interessantes. A terça classifica se o acorde é maior ou menor, e a sétima
define se o acorde é dominante ou não.
Ah! Um acorde dominante é um acorde maior com a sétima
menor. Ex.: F#7, Eb7.
Após o grau I(tônica), este é o mais importante, pois ele é
responsável por preparar a chegada ao I. Veremos isso no tópico Progressão II-V-I.
Click no link abaixo e descubra o que ensino no seminário de improvisação musical:
www.improvisaremuitofacil.com.br
Conheça nossos sites:
www.thesomniumproject.com.br
www.samuelquinto.com
Inscreva-se em nosso canal do YouTube:
www.youtube.com/samuelquinto
Conheça nossa página no Facebook:
www.facebook.com/samuelquintoofficial
Conheça meu livro “Improvisar é muito fácil! Jazz de uma maneira descomplicada”
www.chiadoeditora.com/livraria/improvisar-e-muito-facil
Outros links legais:
www.instagram.com/samuelquintofrsa
www.fritzdobbert.com.br/artistas/samuel-quinto/
www.linkedin.com/in/samuelquinto
www.twitter.com/samuelquinto
https://musicians.allaboutjazz.com/samuelquintofrsa
Um canal sobre música e desenvolvimento profissional, onde compartilho com você toda a minha trajetória como regente, pianista, produtor, educador, compositor, escritor e conferencista.
Welcome on board!
Comm. Samuel Quinto FRSA
Conductor — Pianist — Educator — Composer — Writer — Producer — Speaker, Fritz Dobbert/Kawai Artist
www.samuelquinto.com | Royal Society of Arts — UK | All About Jazz — Editor | Executive President Academia de Letras do Brasil, Phi Dr. Hoc. | Pennsylvania Federation of Music Clubs — USA | Consul — American Diplomatic Mission of International Relations | Chiado Publishing — Author “Improvisar é muito fácil!”
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Não se esqueça de curtir, comentar e se inscrever!
Click no link abaixo e descubra o que ensino no seminário de improvisação musical:
www.improvisaremuitofacil.com.br
Conheça nossos sites:
www.thesomniumproject.com.br
www.samuelquinto.com
Inscreva-se em nosso canal do YouTube:
www.youtube.com/samuelquinto
Conheça nossa página no Facebook:
www.facebook.com/samuelquintoofficial
Conheça meu livro “Improvisar é muito fácil! Jazz de uma maneira descomplicada”
www.chiadoeditora.com/livraria/improvisar-e-muito-facil
Outros links legais:
www.instagram.com/samuelquintofrsa
www.fritzdobbert.com.br/artistas/samuel-quinto/
www.linkedin.com/in/samuelquinto
www.twitter.com/samuelquinto
https://musicians.allaboutjazz.com/samuelquintofrsa
Um canal sobre música e desenvolvimento profissional, onde compartilho com você toda a minha trajetória como regente, pianista, produtor, educador, compositor, escritor e conferencista.
Welcome on board!
Comm. Samuel Quinto FRSA
Conductor — Pianist — Educator — Composer — Writer — Producer — Speaker, Fritz Dobbert/Kawai Artist
www.samuelquinto.com | Royal Society of Arts — UK | All About Jazz — Editor | Executive President Academia de Letras do Brasil, Phi Dr. Hoc. | Pennsylvania Federation of Music Clubs — USA | Consul — American Diplomatic Mission of International Relations | Chiado Publishing — Author “Improvisar é muito fácil!”
Comentários
Postar um comentário