Ópera no mundo - Wikipedia



Ópera no Brasil

A ópera era uma forma de lazer no século XIX, tocada muito nos Saraus (um evento cultural ou musical realizado geralmente em casa particular, onde as pessoas se encontravam para se expressarem ou se manifestarem artisticamente).
A primeira ópera composta e estreada em solo brasileiro foi I Due Gemelli, de José Maurício Nunes Garcia, cujo texto se perdeu posteriormente. Porém, considera-se a primeira ópera genuinamente brasileira, com texto em português, A Noite de São João, de Elias Álvares Lobo.
O compositor de óperas brasileiro mais famoso foi, sem dúvida, Carlos Gomes. Embora tenha estreado boa parte de suas óperas na Itália e muitas delas com texto em italiano, Carlos Gomes frequentemente usava temáticas tipicamente brasileiras, como as óperasIl Guarany e Lo Schiavo, sendo um nome bastante reconhecido em seu tempo, tanto no Brasil quanto na Itália.
Outros compositores de ópera brasileiros notáveis foram Heitor Villa-Lobos, autor de óperas comoIzaht e Aglaia, e Mozart Camargo Guarnieri, autor de Um Homem Só. Nos tempos atuais, a ópera brasileira continua sendo composta e tende a seguir as tendências da música de vanguarda, tais comoOlga, de Jorge Antunes, A Tempestade, de Ronaldo Miranda, e O Cientista, de Silvio Barbato.
De grande importância temos também Elomar Figueira Mello, que compôs em 1983Auto da Catingueira, uma ópera em cinco movimentos, e ainda as Árias Sertânicas, já em 1992, além de vários outros trabalhos, sempre com a temática, cenas e momentos envolvendo histórias de vida vividas ou passadas. O compositor brasiliense João MacDowell tem obtido grande sucesso com encenações de sua ópera bilíngueTamanduá, encenada em Nova York e New Jersey. A história conta a jornada de uma jornalista norte-americana no Brasil, envolvida em um triângulo amoroso, e contém elementos da religiosidade, como candomblé e pajelança. A música mistura elementos contemporâneos e ritmos brasileiros. Há que se notar também o trabalho de Samuel Quinto, em especial a sua ópera [6] Pascha Aeternam, adaptação de sua sinfonia nº1 em Lá Bemol Maior, com texto em Latim e Português que retrata a paixão de Cristo em quatro movimentos.

Não se esqueça de curtir, comentar e se inscrever!

Click no link abaixo e descubra o que ensino no seminário de improvisação musical: 

www.improvisaremuitofacil.com.br

Conheça nossos sites:
www.thesomniumproject.com.br
www.samuelquinto.com

Inscreva-se em nosso canal do YouTube:
www.youtube.com/samuelquinto

Conheça nossa página no Facebook:
www.facebook.com/samuelquintoofficial

Conheça meu livro “Improvisar é muito fácil! Jazz de uma maneira descomplicada”
www.chiadoeditora.com/livraria/improvisar-e-muito-facil

Outros links legais: 

www.instagram.com/samuelquintofrsa
www.fritzdobbert.com.br/artistas/samuel-quinto/
www.linkedin.com/in/samuelquinto
www.twitter.com/samuelquinto
https://musicians.allaboutjazz.com/samuelquintofrsa

Um canal sobre música e desenvolvimento profissional, onde compartilho com você toda a minha trajetória como regente, pianista, produtor, educador, compositor, escritor e conferencista.
Welcome on board!

Comm. Samuel Quinto FRSA
Conductor — Pianist — Educator — Composer — Writer — Producer — Speaker, Fritz Dobbert/Kawai Artist
www.samuelquinto.com | Royal Society of Arts — UK | All About Jazz — Editor | Executive President Academia de Letras do Brasil, Phi Dr. Hoc. | Pennsylvania Federation of Music Clubs — USA | Consul — American Diplomatic Mission of International Relations | Chiado Publishing — Author “Improvisar é muito fácil!”

Comentários

Postagens mais visitadas